Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Mineiraço
Mineiraço, Mineirazo, ou ainda Mineiratzen, é o termo usado pelos meios de comunicação para referir-se à derrota sofrida pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2014 contra a Seleção Alemã de Futebol. A vitória alemã, por expressivos 7–1, é considerada um dos resultados mais notáveis ​​da história do futebol. A partida ocorreu no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e o termo Mineiraço surge por comparação com o Maracanaço, o outro desastre da Seleção Brasileira de Futebol na Copa de 1950 no Brasil. Foi a maior derrota sofrida pelo Brasil, superando, pelo número de gols marcados, a derrota de 6–0 para o Uruguai no Campeonato Sul-Americano de 1920.

Alguns fatos, além da goleada, fizeram esta partida entrar para a história do futebol brasileiro, e das Copas: Jamais o Brasil havia sofrido uma goleada tão grande. O recorde anterior era um 7–2 para a Itália, em 1919. Foi a pior derrota da história do Brasil em Copas. A anterior havia sido de 3–0, para a França, na final da Copa de 1998. Foi a pior derrota de um anfitrião em todos os mundiais, superando um 5–2 imposto pelo próprio Brasil, contra a Suécia, pela decisão da Copa de 1958. Desde a Copa de 1974, um time não marcava cinco gols no primeiro tempo de um jogo de Copa (Iugoslávia 9–0 Zaire e Polônia 5–0 Haiti). Foi a maior goleada em uma semifinal de Copa, marca antes detida pelo próprio Brasil, quando, em 1950, fez 7–1 na Suécia. O Brasil não tomava nem mesmo cinco gols em uma Copa inteira desde 1998 e jamais um time tomou cinco gols em um intervalo tão curto de tempo, 29 minutos, no meio do 1° período no Mineirão. É a primeira vez desde 1974 que o Brasil perde uma semifinal, a Seleção Brasileira havia vencido as últimas três semifinais que disputou. Foi a primeira vez que o Brasil tomou cinco gols em casa desde 15 de janeiro de 1939 quando teve Brasil 1 – 5 Argentina pela Copa Rocca.

A perda do Brasil quebrou seus 62 jogos de invencibilidade em casa em jogos competitivos que remontam a 30 de setembro de 1975, quando perdeu de 1-3 para o Peru na Copa América de 1975 no mesmo Mineirão. Em partidas não oficiais, a Seleção não perdia desde 2002, em amistoso para o Paraguai, 1–0, em Fortaleza. Brasil se tornou o primeiro país-sede a não jogar no principal palco e estádio da final da Copa, no caso, o Maracanã. Recorde de pior defesa brasileira em uma edição de Copa, tendo levado 14 gols. Até a partida, o pior resultado do Brasil frente a Alemanha havia sido um 0–2 em um amistoso em 1986. O mapa de calor do centroavante Fred acusa que o maior número de vezes que o jogador tocou na bola foi no círculo central ao repor a bola em jogo após os gols sofridos pelo Brasil. Fred também foi considerado pela torcida brasileira como o pior centroavante da história do Brasil em Copas do Mundo, segundo pesquisa do Datafolha. Pela Alemanha, Toni Kroos se tornou o jogador a fazer dois gols de forma mais rápida em um Mundial, 69 segundos, também no 1° tempo. Nesta partida, Miroslav Klose conseguiu 16 gols em Copas do Mundo, ultrapassando o jogador brasileiro Ronaldo como o .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike