Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Língua ciliciana
O ciliano ou cilício era uma língua pertencente ao ramo das línguas anatólicas da família linguística indo-europeia e era descendente da língua luvita ou lúvio. É uma língua pouco conhecida, pois dela existem poucos registos escritos, a informação acerca desta língua baseia-se mais nos relatos de autores da Antiguidade que também descreviam os costumes dos povos e seus territórios, tal como é o caso de Diodoro Sículo e de Estrabão. Era falada no Sul e Sudeste da Ásia Menor ou Anatólia, atual Turquia, na região da Cilícia. As línguas vizinhas do território onde se falava Ciliciano eram o e o , faladas a Norte; o pissídio-sidético, falado a Oeste; o isáurio, falado a Noroeste (as línguas anteriores também eram línguas anatólicas); a língua arménia (uma língua e ramo próprio da família indo-europeia), falado a Nordeste; e o aramaico (uma língua do ramo noroeste da semita), falado a sudeste. A sul do território do ciliciano ficava o Mediterrâneo, pelo que era uma língua falada no litoral sul da Ásia Menor (atual Turquia), nas planícies e nas montanhas costeiras.

Com a helenização da Ásia Menor, após as conquistas de Alexandre da Macedónia, no , começou a entrar em declínio e foi substituído pelo grego koiné por volta do ou talvez mais tarde, cerca do , durante a época do Império Romano.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike