Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
José de Mascarenhas da Silva e Lencastre, Duque de Aveiro
D. José de Mascarenhas da Silva e Lancastre, 5.º marquês de Gouveia, 8.º conde de Santa Cruz e 8.º duque de Aveiro, (Lisboa2 de outubro de 1708 – Santa Maria de Belém13 de janeiro de 1759), fidalgo da Casa Real, titular de uma das mais aristocráticas e poderosas famílias portuguesas e um dos condenados no processo dos Távoras. Foi barbaramente executado no lugar de Bélem, então uma povoação dos arrabaldes de Lisboa, num patíbulo expressamente erigido para punir os indiciados no processo dos Távoras.

Apresentou-se ao litígio pela morte do duque de Aveiro por ser descendente do 3º Duque de Aveiro, cuja filha D. Maria de Lancastre tinha sido a 3ª esposa de D. Manrique da Silva, 6º conde de Portalegre criado 1º Marquês de GouveiaFrei Gaspar da Encarnação, uma espécie de primeiro-ministro do rei D. João V, favoreceu sua pretensão, pois eram parentes: tio e sobrinho. Conseguiu em 1749 sentença a seu favor, confirmada três anos mais tarde pela Relação de Lisboa; D. José tomou assim posse da casa e ducado de Aveiro, de que foi o 8º e último Duque.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike