Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Indiana Jones and the Temple of Doom
Indiana Jones and the Temple of Doom (no Brasil, Indiana Jones e o Templo da Perdição e em Portugal, Indiana Jones e o Templo Perdido) é um filme de açãoaventura e fantasia estadunidense de 1984 dirigido por Steven Spielberg. É a segunda edição da franquia Indiana Jones e a prequela do filme de 1981 Raiders of the Lost Ark. Ao chegar a ÍndiaIndiana Jones é convidado por uma aldeia desesperada para encontrar uma pedra mística. Ele concorda, tropeçando em cima de um thug adorador de Kali que cultua a prática de escravidão infantil, magia negra, e ritual de sacrifício humano.

Produtor e co-roteirista George Lucas decidiu filmar uma prequela porque ele não queria que os nazistas fossem os vilões novamente. Depois de três rejeitadas propostas de enredo, Lucas escreveu um tratamento de filme que se assemelhava a história final do filme. Lawrence Kasdan, colaborador de Lucas em Raiders of the Lost Ark, recusou a oferta para escrever o roteiro, e Willard Huyck e Gloria Katz foram contratados como seus substitutos, com o roteiro resultante, em parte, com base no filme de 1939 Gunga Din.

O filme foi lançado em 23 de maio de 1984 nos Estados Unidos, 24 de agosto no Brasil e 31 de agosto em Portugal, garantindo um sucesso financeiro, mas obteve críticas mistas, que criticaram sua violência, mais tarde, contribuindo para a criação da classificação PG-13. No entanto, a opinião crítica tem melhorado desde 1984, citando a intensidade e a imaginação do filme, elenco e equipe da produção, incluindo Spielberg, retrospectivamente observam o filme em uma luz negativa. O filme também tem sido alvo de controvérsia devido a seu retrato da Índia e do Hinduísmo.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike