Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Império Safárida
O Império Safárida foi um persianato muçulmano do Sistão que governou sobre partes do Irã Oriental, com sua capital em Zaranj (uma cidade atualmente no sudoeste do Afeganistão), Coração, Afeganistão e Baluchistão de 861 até 1003. A dinastia reinante, os persas safáridas, foi fundada por , que nascera em 840 em uma pequena cidade chamada Carnim, que situava-se a leste de Zaranj e oeste de Bost, no atual Afeganistão. Iacube tomou controle do Sistão e começou a conquistar grande parte do Irã e Afeganistão, bem como partes do Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Os safáridas utilizaram-se de sua capital Zaranja como base para uma agressiva expansão a leste e oeste. Eles primeiro invadiram as áreas ao sul do Indocuche no Afeganistão e então ameaçaram a dinastia taírida, anexando o Coração em 873. Pelo tempo da morte de Iacube, ele tinha conquistado o vale de CabulSindeTocaristãoMacrão (Baluchistão), CarmâniaFars, Coração e quase alcançou Bagdá, mas então sofreu uma derrota contra o Califado Abássida. O Império Safárida não durou muito após a morte de seu fundador. Seu irmão e sucessor, Amir ibne Laite, foi derrotado na batalha de Bactro contra Ismail Samani em 900. Amir ibne Laite foi forçado entregar muitos de seus territórios ao Império Samânida. Subsequentemente, os safáridas seriam confinados ao Sistão, momento este que tornar-se-iam vassalos dos samânidas e seus sucessores.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike