Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Homo sapiens arcaico
Homo sapiens arcaico é um termo vagamente definido usado para descrever um número de variedades de Homo, ao contrário de humanos anatomicamente modernos (Homo sapiens sapiens), no período compreendido entre 500.000 anos atrás. O termo é geralmente tomado para incluir Homo heidelbergensis, Homo rhodesiensis, Homo erectus, Homo neanderthalensis e Homo antecessor.

Se acredita que os seres humanos modernos tenham evoluído do Homo sapiens arcaico, que por sua vez, evoluiu do Homo erectus. Os Homo sapiens arcaicos são referidas como "Homo sapiens", porque o tamanho do cérebro é muito semelhante à dos humanos modernos. O Homo sapiens arcaico tinha um tamanho cerebral em média de 1200-1400 centímetros cúbicos, o que coincide com o tamanho de seres humanos modernos. Os arcaicos se distinguem dos humanos anatomicamente modernos pela espessura do crânio, arcadas supra-orbitais proeminentes e a falta de um queixo proeminente.

A categoria do Homo sapiens arcaico é contestada. Não há um único consenso acerca da definição do Homo sapiens arcaico. De acordo com uma definição, o Homo sapiens é uma espécie única composta subespécies diversas, que incluem o Homo sapiens arcaico e o homem moderno. Segundo essa definição, os seres humanos modernos são referidos como Homo sapiens sapiens e os Arcaicos também são designados com o prefixo "Homo sapiens". Por exemplo, os neandertais são Homo sapiens neanderthalensis e o Homo heidelbergensis é Homo sapiens heidelbergensis. Outros taxonomistas preferem não considerar os arcaicos e o homem moderno como uma única espécie, mas como várias espécies diferentes. Neste caso a taxonomia padrão é utilizada, ou seja, Homo erectus rhodesiensis ou Homo neanderthalensis.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike