Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Guerra Civil do Camboja
A Guerra Civil Cambojana foi um conflito que envolveu as forças do Partido Comunista do Kampuchea (conhecido como o Khmer Vermelho) liderado por Pol Pot e os seus aliados na República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e a Frente Nacional para a Libertação do Vietname (NLF, ou , pejorativamente, Viet Cong) contra as forças governamentais do Camboja do Presidente da República o Marechal Lon Nol (após Outubro de 1973, a República Khmer), que eram apoiados pelos Estados Unidos e a República do Vietnã (Vietnã do Sul).

Em Março de 1970 Lon Nol derrubou o príncipe Norodom Sihanouk em um golpe de Estado, com a ajuda dos Estados Unidos, porque Norodom tinha simpatia com a luta do Vietnã do Norte e do Vietcong contra o governo do Vietnã do Sul e os militares americanos durante a Guerra do Vietnã, assim a República Khmer seria proclamada.

A luta foi agravada pela influência e as ações dos aliados dos dois beligerantes. A participação do Exército Popular do Vietnã (Exército do Vietnã do Norte) foi concebida para proteger as suas bases, áreas e santuários na região leste do Camboja, sem que a acusação de seu esforço militar no sul do Vietnã teria sido mais difícil. Os EUA foi motivado pela necessidade de ganhar tempo para a sua retirada do Sudeste Asiático e para proteger seu aliado, o Vietnã do Sul. Forças americanas, do Sul e Norte Vietnamitas participaram diretamente (em um momento ou outro) na luta. O governo central foi auxiliado principalmente por meio da aplicação de campanhas maciças de bombardeios aéreos dos EUA e ajuda material e financeira direta.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike