Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Guerra Civil da Rodésia
A Guerra Civil de Rodésia ou Rhodesian Bush War (designação em inglês), também conhecida como a Segunda Chimurenga (termo shona que significa luta revolucionária), foi uma guerra civil na antiga Rodésia (atual Zimbábue) em que os combates duraram de Julho de 1964 até 1979  após a declaração de independência e a formação de um governo de minoria branca para lidar com a guerrilha africana de ideologia esquerdista.

O governo da Rodésia sob Ian Smith e o governo de Zimbabwe-Rodésia sob Abel Muzorewa lutaram contra a União Nacional Africana do Zimbábue de Robert Mugabe e a União do Povo Africano do Zimbábue de Joshua Nkomo. A guerra e sua respectiva solução subsequente, em última análise levaram à implementação do sufrágio universal, do fim do domínio da minoria branca na Rodésia e o governo de curta duração de Zimbabwe-Rodésia, e resultou na criação da República do Zimbabwe, sob a liderança do primeiro-ministro Robert Mugabe. Assim, a guerra terminou com a vitória dos rebeldes e a expulsão dos brancos, e eventualmente, levou à imposição da ditadura de Robert Mugabe.

Em 1957, o conflito começou com uma série de protestos e atos de desobediência civil por negros, que acabaram por ser suprimidos. Em 1964, a situação ficou tão precária que houve um levante armado das milícias dos principais grupos políticos africanos contra o governo local pró-britânico; no ano seguinte à independência é declarada pelos brancos; mas em 1972 inicia-se a intervenção de diferentes forças estrangeiras a favor de distintos grupos; em 1978, tenta-se fazer uma aliança entre alguns grupos guerrilheiros e o governo enfrenta os grupos negros mais radicais, porém no ano seguinte, mas estes últimos tinham quebrado a aliança e tomaram o poder. Após os acordos de paz em 1980, foram realizadas eleições em que Mugabe conseguiu o poder, posteriormente o novo governo passa a eliminar seus rivais políticos, especialmente os Matabele (Ndebele do Norte), grupo étnico organizado na ZIPRA, a guerrilha e os partidos políticos que em 1981 romperam sua aliança de governo com o ZAPRA de Mugabe (que foi apoiado pela maioria shona), a repressão foi terrível, entre 1982 e 1985 cerca de 20.000 Matabele foram mortos .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike