Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Festival Eurovisão da Canção 2009
O Festival Eurovisão da Canção 2009 (, e em russo: Конкурс песни Евровидение-2009) foi a 54.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que é recebida pela cidade de Moscovo, na Rússia. Em 2008, com a canção "Believe", de Dima Bilan, a Rússia ganhou o Festival, e com isso os direitos de realizar o evento que decorreu de 12 de Maio, com a 1.ª semifinal, até 16 de Maio de 2009, com a final. Pelo meio, em 14 de Maio, foi realizada a 2.ª semifinal, no Olimpiisky Indoor Arena.

O grande vencedor foi Alexander Rybak, com a música "Fairytale", dando assim a oportunidade de a Noruega organizar o Festival Eurovisão da Canção 2010. Alexander Rybak bateu o recorde de pontos obtidos na Festival, com 387, e ao mesmo tempo, venceu com a maior margem de diferença para o segundo classificado. Antes do grande vencedor da final, o vencedor da 1.ª semifinal, foi a representante da IslândiaYohanna, com a canção "Is It True?", e o vencedor da 2.ª semifinal foi o representante da NoruegaAlexander Rybak, com a música "Fairytale".

Mudanças no sistema de votação reintroduziram o sistema de júris, que possui 50% da votação final (os outros 50%, são efectuados por todo e qualquer cidadão que esteja nos países que concorrem ao Festival). Confirmaram a sua entrada e participaram no concurso 42 países. Com a saída da Geórgia, que viu a sua música desqualificada e não quis seleccionar outra, o Festival acabou por ficar reduzido. A Eslováquia anunciou que regressaria ao Festival, enquanto que São Marino desistiu, devido a dificuldades financeiras.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Festival Eurovisão da Canção (2009)

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike