Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Era Muammar al-Gaddafi
A História da Líbia sob Muammar Gaddafi atravessou um período de mais de quatro décadas de 1969 a 2011. Gaddafi se tornou o líder de facto do país em 1 de setembro de 1969 depois de liderar um grupo de jovens oficiais militares líbios contra o rei Idris I em um sangrento golpe de Estado. Depois que o rei havia fugido do país, o Conselho de Comando Revolucionário da Líbia (CCRL), dirigido por Gaddafi aboliu a monarquia e a antiga constituição e proclamou a República Árabe da Líbia, com o lema "liberdade, socialismo e unidade".

Depois de chegar ao poder, o governo do CCRL iniciou um processo de direcionar fundos para fornecer educação, saúde e habitação para todos. As reformas, embora não totalmente eficazes, tiveram o seu efeito. A educação pública no país é livre e a educação primária é obrigatória para os meninos e meninas. A assistência médica também tornou-se disponível ao público, sem qualquer custo. Sob Gaddafi, a renda per capita no país subiu para mais de US$ 11.000, a quinta maior na África. O aumento da prosperidade foi acompanhada por uma política estrangeira controversa, com o aumento da repressão política em casa.

O nome do país foi alterado várias vezes durante o governo Gaddafi. No início, o nome era República Árabe da Líbia. Em 1977, o nome foi alterado para Jamahiriya Árabe Popular Socialista da Líbia, onde Jamahiriya é um termo cunhado por Gaddafi, normalmente traduzido como "estado das massas". O país foi renomeado novamente em 1986 para Grande Jamahiriya Árabe Popular Socialista da Líbia. Durante os anos 1980 e 1990, Gaddafi apoiou abertamente o terrorismo internacional, bem como movimentos de independência , incluindo, o Congresso Nacional Africano de Nelson Mandela, a Organização de Libertação da Palestina, o Exército Republicano Irlandês e a Frente Polisário, o que levou a uma deterioração das relações exteriores da Líbia com diversos países e culminou com o bombardeio dos EUA à Líbia em 1986. Após os ataques de 11 de setembro, no entanto, as relações foram em sua maioria normalizadas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike