Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Eadbaldo de Kent
Eadbaldo (inglês antigo: Eadbald, ? – 640) foi o rei de Kent de 616 até sua morte em 640. Era filho do rei Etelberto e sua esposa Berta, filha do rei merovíngio Cariberto. Durante seu reinado, Etelberto transformou Kent na força dominante da Inglaterra e se tornou o primeiro rei anglo-saxão a se converter do paganismo ao cristianismo. A ascensão de Eadbaldo ao trono foi um revés significativo para o crescimento da Igreja, já que ele manteve-se pagão e não se converteu ao cristianismo por pelo menos um ano (ou talvez por até oito anos). Eadbaldo foi finalmente convertido por Lourenço ou Justo e se separou de sua primeira esposa, que havia sido sua madrasta, por influência da Igreja. A segunda esposa de Eadbaldo foi Emma, possivelmente uma princesa franca. Ela lhe deu dois filhos, Eormenredo e Earcomberto, e uma filha, Eansvida.

A influência de Eadbaldo era menor que a de seu pai, mas o reino de Kent ainda era poderoso o suficiente para ser omitido da lista de conquistas de Eduíno da Nortúmbria. O casamento de Eduíno com a irmã de Eadbaldo, Etelburga, estabeleceu um bom relacionamento entre os reinos de Kent e Nortúmbria, que parece ter continuado durante o reinado de Osvaldo. Quando Etelburga fugiu para Kent após a morte de Eduíno em meados de 633, ela enviou seus filhos à Frância como medida de segurança, temendo as intrigas de ambos Eadbaldo e Osvaldo. A linhagem real de Kent fez vários casamentos diplomáticos durante os anos seguintes, incluindo o casamento de Eanfleda, sobrinha de Eadbaldo, com Oswiu, e de Earcomberto com Sexburga, filha do rei Ana da Ânglia Oriental.

Eadbaldo morreu em 640, sendo sucedido no trono por Earcomberto. Eormenredo pode ter sido seu primogênito, mas se ele sequer reinou foi apenas como rei subalterno.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike