Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Deir Yassin
O massacre de Deir Yassin aconteceu no dia 9 de abril de 1948, quando cerca de 120 combatentes dos grupos paramilitares Irgun e Lehi atacaram a aldeia árabe de Deir Yassin, uma vila habitada por cerca de 400 pessoas e situada a 800 metros acima do nível do Mar Mediterrâneo, com vista para o principal acesso à cidade de Jerusalém, distante cinco quilômetros.

A invasão de Deir Yassin ocorreu quando os milícianos judeus buscavam aliviar o bloqueio da cidade de Jerusalém, durante a guerra árabe-israelense de 1948. Segundo a Cruz Vermelha, 107 moradores teriam sido mortos durante e depois da batalha pela vila. Alguns foram baleados, enquanto outros morreram quando granadas de mão foram jogadas em suas casas. Do lado oposto, quatro atacantes foram mortos e cerca de 35 feridos. As mortes dos moradores de Deir Yassin foram firmemente condenadas pela liderança da Haganá, bem como pelas lideranças das demais unidades paramilitares judaicas e pelos rabinos-chefes das comunidades sefaraditas e asquenazitas na Terra Santa. A Agência Judaica enviou ao rei Abdullah I da Jordânia uma carta de desculpas, que o monarca recusou.

O evento tornou-se um marco nos conflitos entre árabes e israelenses durante o processo de independência do Estado de Israel, por conta de suas conseqüências demográficas e militares.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike