Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Dangerously in Love
Dangerously in Love é o álbum solo de estreia da artista musical estadunidense Beyoncé. O seu lançamento ocorreu em 20 de junho de 2003, através da Columbia Records. Durante a gravação do terceiro álbum de estúdio do grupo Destiny's Child Survivor (2001), suas integrantes anunciaram que iriam lançar álbuns solo. As gravações do projeto ocorreram entre março de 2002 e março de 2003 em diversos estúdios nos Estados Unidos, durante a separação das Destiny's Child. Como produtora executiva do disco, Beyoncé assumiu um papel mais amplo em sua produção; ela co-compôs e co-produziu diversas das faixas, escolheu diversos produtores e compartilhou ideias sobre a mixagem e a masterização das canções.

Musicalmente, as faixas de Dangerously in Love apresentam misturas do uptempo e de baladas, e são inspiradas por gêneros como o R&B e soul; também são inspiradas por gêneros urbanos como o hip hop e o funk, além da música árabe. Embora Beyoncé tenha sido discreta na interpretação das canções, seus significados foram atribuídos por analistas como alusões ao relacionamento da cantora com seu atual marido e rapper Jay-Z. O disco recebeu revisões positivas pela mídia especializada, a qual prezou as habilidades vocais de Knowles, bem como elogios ao "salto artístico" de Beyoncé. Subsequentemente, Beyoncé foi nomeada a seis Grammy Awards em sua 45ª edição, vencendo cinco indicações, incluindo a de .

Dangerously in Love impulsionou a carreira de Beyoncé como uma artista solo bastante conhecida, bem como uma das cantoras com maior número de vendas na indústria musical. O disco teve um desempenho comercial favorável, listando-se entre os dez álbuns mais vendidos na Austrália, na Áustria, na Dinamarca, na Finlândia e na Suíça, enquanto liderou as tabelas de álbuns da Alemanha, do Canadá, da Europa, da Grécia e de outros nove periódicos. Nos Estados Unidos, o disco debutou na liderança da Billboard 200 vendendo 317 mil cópias em sua semana de lançamento, fazendo Beyoncé ser a artista com o maior número de vendas em sua semana de estreia entre os álbuns solo das integrantes do grupo Destiny's Child. Posteriormente, foi classificada como platina quádrupla pela Recording Industry Association of America (RIAA) ao vender quatro milhões de exemplares nos Estados Unidos. Dangerously in Love é, até hoje, o álbum mais vendido de Beyoncé, vendendo 13 milhões de cópias mundialmente.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike