Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Condestável da França
O Condestável da França (em francês Connétable de France; do latim comes stabuli: isto é, 'Conde do estábulo'), como o primeiro oficial da Coroa, era um dos cinco Grandes Diretores originais da Coroa da França (junto com o Sénéchal, camareiro, mordomo, e chanceler) e Comandante em Chefe do exército francês. Ele, teoricamente, como o tenente-general do rei, superava todos os nobres e era o segundo em comando, atrás apenas do rei.

O Condestável também era responsável pela justiça militar e servia para regular a Cavalaria. Sua competência era chamada de connestablie. O cargo foi fundado pelo rei Filipe I, em 1060, com Alberico se tornando o primeiro Condestável. O cargo foi abolido em 1627, de acordo com o Edito de Janeiro publicado naquele ano pelo Cardeal de Richelieu, após a morte de Francisco de Bona, Duque de Lesdiguières, depois de sua conversão do protestantismo ao catolicismo em 1622. A posição foi substituída pelo Decano dos Marechais (Doyen des maréchaux), na realidade, o Marechal de França mais antigo em um papel estritamente cerimonial. O título de Marechal General da França ou mais exatamente "Marechal General dos campos e exércitos do Rei" (maréchal général des camps et armées du roi) era dado para significar que o destinatário tinha autoridade sobre todos os exércitos franceses nos dias em que um marechal regia normalmente apenas um exército. Esta dignidade foi oferecida somente para Marechais de França, geralmente quando a dignidade do Condestável da França não estava disponível ou, depois de 1626, reprimida.

Alguns condestáveis morreram em combate ou foram executados por traição, principalmente por intriga política.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike