Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Colisão de partículas
O fenômeno da colisão de partículas ocorre em aceleradores, como o LHC Grande Colisor de Hádrons, o maior já construído, que possui um túnel de 27km de extensão, na forma de um anel. Localizado no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear Cern, na fronteira entre os países França e Suíça. Neste túnel, feixes de prótons são lançados em direções opostas, em velocidades altíssimas para se obter uma colisão. As partículas de próton se transformam em partículas elementares. Esta experiência fornece inúmeras informações sobre o início do universo. Os dados podem ser analisados por cientistas do mundo inteiro.

Está máquina com a ajuda de eletroímãs, é capaz de acelerar partículas em velocidades relativísticas, isto é, velocidades próximas à da luz. Nesse processo cada partícula tem um grande aumento de energia que é acrescentada à sua massa, de acordo com a fórmula de Albert Einstein . Com a colisão transforma-se em partículas de massa.

A partícula Bóson de Higgs, descoberta pelos cientistas do LHC é responsável pelo processo de geração de massas da matéria.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike