Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ciclone Gonu
O ciclone Gonu (designação do JTWC: 02A, também conhecido como super tempestade ciclônica Gonu) foi o ciclone tropical mais forte registrado no Mar Arábico desde que os registros começaram. Há a possibilidade de Gonu ser o ciclone tropical mais forte já registrado em todo o Oceano Índico norte. Sendo o segundo sistema nomeado da temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 2007, Gonu formou-se de uma persistente área de convecção de ar no leste do Mar Arábico em 1º de Junho. Com condições ambientais de altos níveis favoráveis e águas quentes, o sistema intensificou-se rapidamente, alcançando o pico de intensidade de cerca de 240 km/h (3 minutos sustentados, de acordo com o Departamento Meteorológico da Índia - DMI), ou 270 km/h (1 minuto sustentado, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center - JTWC). Gonu enfraqueceu-se após encontrar ar seco proveniente da Península Arábica e águas frias. O centro de Gonu atingiu o extremo leste de Omã, tornando-se o ciclone tropical mais forte já registrado a atingir a Península Arábica. Ciclones intensos como Gonu são extremamente raros no Mar Arábico, pois a maioria dos sistemas tropicais que se formam lá são pequenos, de pouca intensidade e se dissipam rapidamente.

O ciclone causou cerca de $4 bilhões de dólares americanos  em danos e mais de 50 mortes em Omã, onde o ciclone foi considerado o pior desastre natural já registrado no país. Gonu causou chuvas torrenciais na costa leste do país, alcançando 610 mm em alguns pontos, que causou enchentes e muitos danos. No Irã, o ciclone causou 23 fatalidades e $215 milhões de dólares americanos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike