Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Chapar Khaneh
Chapar Khaneh, termo em persa que pode ser traduzido como "casa do mensageiro" (onde Chapar significa "mensageiro"), era utilizado para se referir ao serviço postal utilizado durante o Império Aquemênida. O sistema foi criado por Ciro, o Grande, fundador do império, e desenvolvido posteriormente por Dario, o Grande, e servia como o principal meio de comunicação real por todo o território imperial. Cada "Chapar Khaneh" consistia de uma estação localizada ao longo da Estrada Real, uma via de 2500 quilômetros que se estendia de Sárdis a Susa, ligando a maior parte das principais cidades do império.

O historiador grego antigo Heródoto deu a seguinte descrição da Estrada Real e dos diversos Chapar Khaneh ao longo dela:

"Vêem-se, ao longo dessa estrada, habitações reais e belas hospedarias. A estrada oferece toda segurança e atravessa regiões densamente povoadas, servindo também à Líbia e à Frígia, onde existem vinte outras habitações reais. Saindo da Frígia, encontra-se o Hális, cuja travessia é feita, naquele ponto, através de pontes. Vê-se também ali um forte de tamanho considerável. Da Capadócia à fronteira da Cilícia há, por essa estrada, vinte e oito dias de viagem. Para atingir-se a fronteira, passa-se por dois desfiladeiros e dois grandes fortes. O Eufrates, cuja travessia e feita ali em batéis, serve de limite a essa região, separando-a da Armênia. Depois de percorrermos cinquenta e seis parasangas e meia pelo interior desse país, encontramos quinze habitações reais, que estão sempre guardadas por tropas. O país é banhado por quatro rios navegáveis, sendo o primeiro deles o Tigre; o segundo e o terceiro têm o mesmo nome, embora sejam diferentes e não venham do mesmo país; um nasce na Armênia, e o outro no país dos Macianos. O Gindo, que Ciro dividiu em trezentos e sessenta canais, é o quarto rio. Da Armênia à Maciana há uma distância de quatro dias de jornada. Vem, em seguida, a Císsia, que pode ser atravessada em onze dias, numa distância de quarenta e duas parasangas, até o Coaspes, sobre o qual fica a cidade de Susa."

Os Chapars eram mensageiros que, a cada estação, recebiam provisões e cavalos velozes, ao longo do caminho, o que permitia que completassem suas jornadas rapidamente.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike