Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Cais do Sodre te Salamansa
Cais-do-Sodré té Salamansa é o primeiro livro de contos publicado pela escritora cabo-verdiana Orlanda Amarílis (falecimento: 02.02.2014, aos 89 anos) em 1974. Este livro contém sete contos, os quais desenvolvem a vida quotidiana dos cabo-verdianos emigrados e demonstram uma imagem e experiência mais real e menos romantizada da diáspora cabo-verdiana, principalmente em Portugal.

Nestes contos surgem referências aos temas principais da consciência nacional cabo-verdiana e às consequências que resultam da emigração dos cabo-verdianos para países estrangeiros, destacando-se, por exemplo, as questões de identidade, adaptação, solidão, racismo e sexismo."Em Cais-do-Sodré té SalamansaAmarílis apresenta uma visão nostálgica da terra natal e simultaneamente uma tomada de consciência cabo-verdiana."

O primeiro conto, intitulado "Cais-do-Sodré", é uma narrativa cuja personagem principal, uma cabo-verdiana de nome Andresa, se encontra em Cais-do-Sodré, uma praça principal situada em LisboaPortugal, uma cidade estrangeira para ela. Esta praça é um ponto de partida de comboios e barcos que funcionam como meios de transporte público. Os trabalhadores dos arredores da cidade de Lisboa utilizam estes meios de transporte como ligação de partida e chegada a Lisboa. Ao contrário, o último conto é intitulado Salamansa, uma praia localizada na ilha de São Vicente em Cabo Verde.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike