Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Beilhique de Karaman
O Beilhique de Karaman, ou da Caramânia, também chamado de Beylik ou Emirado de Karaman, ou Dinastia de Karaman, foi um estado (beilhique; beylik) governado por uma dinastia turcomena frequentemente designada como , que reinou no sul-sudeste da Anatólia, no que é hoje a Turquia, entre os séculos XIII e XV. Embora o território sob a sua posse tivesse variado ao longo do tempo, o núcleo central mais estável situava-se nas região montanhosa a sul de Konya, que atualmente corresponde à província de Karaman. Foi o beilhique mais poderoso a seguir aos otomanos e existiu oficialmente entre 1250 e 1487, embora em 1475 tenha passado a ser vassalo do Império Otomano.

O beilhique, que começou por ser um estado vassalo Sultanato de Rum, tornou-se independente quando o Sultanato de Rum se desmoronou, tendo como primeiro líder o epónimo e fundador da dinastia Karamân ben Nûra Sûfî. O beilhique foi anexado pelo Império Otomano por Mehmed I, o conquistador de Constantinopla, tendo a família reinante passado a fazer parte da nobreza otomana, continuando a deter muito poder nos seus antigos territórios pelo menos até ao .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike