Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
B'Day
B'Day é o segundo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. O seu lançamento ocorreu em 4 de setembro de 2006, através das gravadoras Columbia Records e Music World Music, para coincidir com o aniversário da cantora. O disco possui uma sonoridade inspirada pelo R&B com fortes influências de gêneros urbanos como funk, hip hopsoul. Liricamente, as faixas do disco foram inspiradas pelo papel da intérprete no filme Dreamgirls. As gravações do projeto ocorreram em abril de 2006, em estúdios nos Estados Unidos, sob a produção executiva da própria artista e de Matthew Knowles, sendo que Beyoncé também ficou a cargo da produção musical do trabalho juntamente a DarkchildSean Garrett, Rich Harrison, Walter Millsap III, The NeptunesNe-YoStargateSwizz Beatz, Shea Taylor e Cameron Wallace.

Com o lançamento de seu álbum anterior Dangerously in Love, distribuído em 2003, Knowles planejou produzir um disco com diversas canções que não foram incluídas em sua lista de faixas. Entretanto, os planos tiveram de ser abandonados devido ao retorno das Destiny's Child — grupo feminino no qual a artista atuou como vocalista principal — com o projeto Destiny Fulfilled. No término de 2005, ela adiou a produção do material, já que havia conseguido o papel principal em Dreamgirls. A cantora decidiu trabalhar em um projeto de cada vez, e escolheu por trabalhar na produção cinematográfica antes de retornar aos estúdios fonográficos. Após o término das gravações de Dreamgirls, Beyoncé deu início à produção do álbum sem contatar seu pai, Matthew Knowles, e quis manter as gravações em segredo, que foram completadas em três semanas. Beyoncé influenciou-se pelo método de trabalhar com múltiplos produtores usado pelo rapper e seu marido Jay-Z.

B'Day recebeu análises geralmente positivas da mídia especializada, a qual prezou a mistura de gêneros urbanos e a produção do material. Consequentemente, foi indicado em múltiplas categorias nos Grammy Awards de 2007, conquistando a de . Comercialmente, o disco obteve um desempenho exitoso, liderando as tabelas dos Estados Unidos, qualificando-se nas dez melhores posições na Alemanha, na Austrália, no Canadá, na Nova Zelândia, no Reino Unido e em outros doze territórios. Nos Estados Unidos, debutou no topo da Billboard 200 com cerca de 541 mil cópias vendidas, permanecendo como o melhor debute de Beyoncé no país até 2013, quando seu álbum homônimo estreou no cume da tabela supracitada com cerca de 617 mil unidades comercializadas. O material acabou por receber certificação de platina tripla pela Recording Industry Association of America (RIAA) devido às vendas de três milhões de réplicas nos Estados Unidos, conquistando a mesma certificação pelas empresas Irish Recorded Music Association (IRMA) e 2M. Vendeu cerca de oito milhões de exemplares mundialmente.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike