Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Atentado do Hotel King David
O atentado do Hotel King David foi um ataque na cidade de Jerusalém, na então Palestina, ocorrido a 22 de Julho de 1946 , tendo como idealizadores uma organização sionista denominada Irgun (diminutivo de Irgun Zvai Leumi, Organização Militar Nacional) e como alvo as instalações do Hotel King David nessa cidade, que eram residenciais dos familiares de funcionários do governo britânico na Palestina. O ataque foi organizado por Menachem Begin que mais tarde ocupou o cargo de primeiro-ministro de Israel por duas vezes. O ataque terrorista resultou na morte de 91 pessoas (28 britânicos, 41 árabes, 17 judeus e 5 outros mortos) e ferimentos graves em outras 45 pessoas.

Este atentado foi considerado por muitos, ato de terrorismo e rotularam a organização militar Irgún como terrorista. Porém este ataque, e não "atentado" foi feito com objetivos militares e não com o objetivo de causar terror. O fato de civis terem morrido no atentado, foi reflexo dos britânicos proibirem a saída dos hospedes das dependências do hotel, e não por vontade do Irgún.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike