Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Assassinato de Selena
Selena (16 de abril de 1971 – 31 de março de 1995) foi uma cantoraporta-vozatriz e estilista estadunidense, que conquistou fama mundial como uma das integrantes da banda Selena y Los Dinos, e com sua subsequente carreira solo. Seu pai e empresário Abraham Quintanilla, Jr. decidiu nomear Yolanda Saldívar como a presidente do fã-clube da cantora em 1991, depois de Saldívar ter pedido permissão constantemente para iniciar um. Em janeiro de 1994, ela foi promovida como a gerente das butiques de Selena. A intérprete começou a receber reclamações de empresários, de sua estilista associada e de sua prima sobre os estilos de gestão de Saldívar. Em janeiro de 1995, o pai da artista começou a receber telefonemas e cartas de fãs irritados que enviaram seus pagamentos de adesão do fã-clube e não receberam nada. Ele deu início a uma investigação e encontrou evidências que comprovaram que Saldívar havia desviado US$ 60 mil em cheques falsificados do fã-clube e das butiques. Saldívar comprou um revólver depois de ser confrontada pela família Quintanilla. Ela atraiu Selena ao seu quarto no hotel Days Inn, onde estava hospedada, e atirou nas costas da cantora. Apesar de médicos terem tentado reanimar a artista por 50 minutos, a artista foi declarada morta às 13:05 (CST) por perda de sangue e parada cardiorrespiratória.

comunidade hispânica foi a mais afetada pelas notícias da morte de Selena. Muitos viajaram milhares de quilômetros até a casa da cantora e suas butiques, bem como até a cena do crime, enquanto igrejas com uma grande população de hispânicos fizeram orações em seu nome. Todas as grandes redes nos Estados Unidos interromperam suas programações para dar a notícia da morte da intérprete. As reações da morte da artista foram comparadas com as dos músicos John Lennon e Elvis Presley, bem como com a do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Alguns americanos brancos e europeus-americanos, no entanto, reagiram às noticias de forma diferente, definindo a artista como "sem importância" e dizendo aos hispânicos para "esquecê-la". O radialista Howard Stern zombou da morte e do funeral de Selena, bem como da tristeza de seus fãs, criticou sua música e tocou suas canções com ruídos de tiros no fundo, causando um alvoroço entre os hispânicos. Em 12 de abril de 1995, duas semanas após a morte da cantora, o então governador do Texas George W. Bush declarou que o aniversário da artista seria comemorado como o Dia de Selena no estado supracitado. Este ato causou uma reação negativa de alguns estadunidenses, que ficaram ofendidos com o fato de que o Dia de Selena ocorreria no Domingo de Páscoa.

Na época da morte de Selena, a música texana estava entre os gêneros de música latina mais populares nos Estados Unidos. A artista foi denominada a "rainha da música texana" e tornou-se a primeira artista hispânica a debutar no topo da Billboard 200 com Dreaming of You (1995), seu álbum crossover lançado postumamente em julho de 1995. Após a morte da cantora, o mercado da música texana sofreu e sua popularidade caiu. Saldívar declarou que, em uma tentativa de suicídio, ela acidentalmente atirou em Selena, mas o júri de seu julgamento não acreditou em suas palavras e a condenou à prisão perpétua, com possibilidade de liberdade condicional em 30 de março de 2025. O julgamento do assassinato da intérprete foi descrito como o "julgamento do século", bem como o mais importante para a população hispânica. A cantora e atriz Jennifer Lopez foi selecionada para interpretar Selena no filme biográfico que retratou sua vida, e conquistou grande fama após seu lançamento. Redes de língua espanhola transmitem frequentemente documentários sobre Selena a cada ano, marcando o aniversário de sua morte. Estes especais estão entre os programas mais assistidos na história da televisão estadunidense, e frequentemente batem recordes de audiência para alguns canais.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike