Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
As Formas Elementares da Vida Religiosa
As Formas Elementares da Vida Religiosa é um livro escrito pelo sociólogo francês Émile Durkheim em 1912. Estudando as religiões de tribos aborígenes da Austrália  Durkheim faz uma análise da religião como simples fenômeno social e atribui o desenvolvimento da religião à segurança emocional proporcionada pela vida em comunidade.

Durkheim tinha por objeto de estudo compreender a origem das diversas religiões. Segundo ele, o homem é ser religioso e sempre será. Por isso seu desejo de investigar e explicar a origem das religiões. Para ele, era possível comparar as religiões porque elas possuíam elementos comuns. Segundo ele, uma religião é um sistema solidário de crenças seguintes e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem na mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que a ela aderem. Em, “As Formas Elementares da Vida Religiosa” ele faz uma análise das religiões primitivas australianas, explicando que são nas religiões mais simples onde se podem encontrar elementos comuns de todas as religiões, até mesmo as mais atuais. Para que uma religião seja a primitiva, elas devem conter dois elementos fundamentais:
1. “Sua organização não seja ultrapassada por nenhuma outra em simplicidade”.

2. “Deve-se explicá-la sem fazer intervir nenhum elemento tomado de religião anterior”.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
As formas elementares da vida religiosa

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike