Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Arquidiocese de Santiago de Compostela
A Arquidiocese de Santiago de Compostela é uma divisão eclesiástica da Igreja Católica na Espanha com sede na Catedral de Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela, na Galiza. Foi elevada a arquidiocese em 1120, sendo sucessora da diocese de Iria que, após o descobrimento do ataúde de Santiago Maior entre 820 e 830, tinha como residência do bispo a cidade de Compostela, embora oficialmente não fosse trasladada a sé até 1095.

A arquidiocese cobre uma superfície de e segundo dados de 2004 viviam nela pessoas. Dela dependem  paróquias, com 627 sacerdotes diocesanos e 141 sacerdotes religiosos, religiosas e 278 religiosos. Da arquidiocese dependem quatro dioceses sofragâneas: Lugo, Mondoñedo-Ferrol, Ourense e Tui-Vigo. O atual titular é Julián Barrio Barrio.

Durante a Idade Média o arcebispo de Santiago de Compostela, por privilégio concedido pela monarquia, exercia jurisdição senhorial sobre a Terra de Santiago.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike