Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Archaeopteryx lithographica
Archaeopteryx lithographica (do grego: ἀρχαῖος (archaios), "antigo", + πτέρυξ (pteryx), "pena" ou "asa"; e λίθος (lithos), "pedra" + γράφειν (graphein), "escrito em") é uma espécie fóssil de dinossaurio terópode emplumado. É a única espécie reconhecida do gênero Archaeopteryx. O gênero pode ser aportuguesado como arqueopterix ou arqueópterix. Algumas vezes é referido pela palavra alemã Urvögel, que significa "primeira ave" ou "ave original". Viveu durante o período Jurássico em torno de 150-148 milhões de anos atrás, no que agora é do sul da Alemanha, quando a Europa era um arquipélago em um mar raso tropical quente, muito mais perto do equador do que é agora.

O primeiro espécime completo de Archaeopteryx foi anunciado em 1861, apenas dois anos após Charles Darwin publicar "A Origem das Espécies", e se tornou uma peça chave de evidência no debate sobre a evolução. Ao longo dos anos, outros nove espécimes de Archaeopteryx foram descobertos. Apesar da variação entre estes fósseis, a maioria dos especialistas consideram todos os restos fósseis que foram descobertos como pertencentes a uma única espécie, embora isso ainda é debatido. Muitos desses fósseis incluem impressões de penas, entre as mais antigas evidências diretas dessas estruturas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike