Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Aliança (Bíblia)
Na Bíblia, o termo Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a tradução da Septuaginta, diatheke) é utilizado para definir o pacto divino entre Deus e os homens. A eterna aliança] a decisão Divina de salvar a humanidade por meio de sua graça, que é o plano denominado de "graça", onde Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar a todos que aceitam sua obra salvadora. É também utilizado como sinônimo da própria Bíblia (como acontece em versões latinas). Existem diversos rituais, indicados na Bíblia, que implicavam a formação de alianças entre pessoas ou directamente com Deus. A primeira aliança a ser estabelecida aparece com a descida da arca de Noé no monte Ararate, em que Deus faz aparecer o arco-íris como sinal da Velha Aliança (daqui o nome vulgar de "arco-da-velha" (aliança) para este fenómeno óptico). Outras alianças se vão sucedendo na história sagrada, como o pacto com Abraão e a promessa de uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu (e que tem o seu momento ritual quando Abraão divide ao meio uma novilha, uma cabra e um cordeiro entre os quais passa uma labareda de fogo, em sinal divino) - aliança esta que passa a ser marcada também pelo ritual da circuncisão. Após o Êxodo do Egipto, o povo de Israel passa a ser testamentário de outra aliança que o torna no povo eleito de Deus. Na perspectiva cristã, com São Paulo, passa-se a falar da Nova Aliança, selada com o sacrifício de Cristo para a remissão das almas.

atenção a expressão vulgar "arco da velha" acima mencionado;na verdade O correto mesmo seria "arca da velha" em alusão à arca ou baú onde mulheres de idade muito avançada costumariam guardar coisas surpreendentes e curiosas de sua memória. exemplo da expressão: Há coisas ali da arca da velha.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike