Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Amazing Stories
Amazing Stories era uma revista americana de ficção científica lançada em abril de 1926 pela editora Experimenter Publishing de Hugo Gernsback. Foi a primeira revista dedicada apenas a ficção científica. Antes, histórias de ficção científica haviam feito aparições regulares em outras revistas, incluindo algumas publicadas por Gernsback, porém a Amazing ajudou a definir e lançar o novo gênero da ficção pulp.

A Amazing foi publicada, com algumas interrupções, por quase oitenta anos. O título mudou de mãos pela primeira vez em 1929, quando Gernsback foi forçado a declarar falência e perdeu o controle da revista. Ela não produziu lucro durante a década de 1930, e em 1938 ela foi comprada pela Ziff Davis, que contratou Raymond A. Palmer como editor. Palmer transformou a revista em um sucesso, apesar dela não ter sido considerada de qualidade dentro da comunidade da ficção científica. No final da década de 1940, a Amazing Stories começou a publicar histórias do Mistério de Shaver, um mito lúgubre que explicava acidentes e desastres como obras de robôs chamados "deros"; as histórias eram apresentadas como fatos, e levaram a um grande aumento na circulação mas também a ridicularização generalizada. Palmer foi substiuído por Howard Browne em 1949, que brevemente teve planos de levar a Amazing para mercados mais sofisticados. Esses planos foram infrutíferos, apesar da Amazing ter mudado para o formatinho em 1953, pouco antes do fim da era das revistas pulp. Um breve período sob a edição de Paul W. Fairman foi seguido, ao final de 1958, pela liderança de Cele Goldsmith. Apesar da falta de experiência, Goldsmith conseguiu dar vida nova a revista, e seus anos são considerados como uma das eras mais criativas da Amazing. Ela não conseguiu evitar a queda de circulação, entretanto, e a revista foi vendida para a Sol Cohen's Universal Publishing Company em 1965.

Sob Cohen, a Amazing era preenchida em quase sua totalidade por histórias republicadas. Cohen não pagou a taxa de republicação aos autores dessas histórias, e isso o levou a um conflito com a recém formada Science Fiction Writers of America. Esse conflitou custou à Amazing dois editores de sucesso (Harry Harrison e Barry N. Malzberg) em um curto espaço de tempo no final da década de 1960. Ted White assumiu como editor após a saída de Malzberg, eliminando as republicações e devolvendo o respeito da revista: a Amazing foi indicada ao prestigiado três vezes durante seu período na revista. White saiu ao final da década de 1970. A década de 1980 viu a Amazing passar para as mãos da TSR, Inc. em 1983 e depois para a Wizards of the Coast (que comprou a TSR em 1997), que fez várias tentativas nos vinte anos seguintes para criar uma encarnação moderna da revista. Uma última tentativa foi feita pela Paizo Publishing no final de 2004, porém as publicações foram suspensas depois de março de 2005 e nunca mais foram retomadas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike