Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Alejandro (canção)
"Alejandro" é uma canção da cantora norte-americana Lady Gaga. Foi lançada como o terceiro e último single de seu terceiro extended play (EP) e segundo grande lançamento a nível mundial, The Fame Monster. Foi confirmada como terceiro single do álbum a 4 de Março de 2010. Co-escrita e produzida por RedOne, é inspirada por seu "Medo do Monstro Sexo", um dos conceitos que levaram-na a elaborar o extended play. As letras retratam Gaga despedindo seus amantes.

Musicalmente, é composta por uma canção Europop mid-tempo com uma melodia levantante. Críticos contemporâneos predominantemente deram opiniões positivas e notaram sua forte influência de grupos pop como ABBA e Ace of Base. A canção entrou nas paradas do Reino Unido e da Hungria, devido às vendas digitais após o lançamento do EP. Após o lançamento, "Alejandro" entrou novamente no Reino Unido, assim como na AustráliaCanadáNova ZelândiaSuécia e Estados Unidos, enquanto chegou ao topo na FinlândiaPolóniaRússiaBulgária e Roménia. "Alejandro" tornou-se no sétimo single sucessivo de Gaga a chegar ao top dez da Billboard Hot 100.

O vídeo musical acompanhante foi dirigido pelo fotógrafo de moda Steven Klein e foi inspirado no amor de Gaga pelos seus amigos e amigas gays e a admiração do amor gay. Dentro do vídeo, Gaga dança com um grupo de soldados em um cabaré, que é intercalada com cenas de Gaga engolindo um rosário vestida de freira, e homens semi-nus segurando metralhadoras. Controverso, o vídeo recebeu críticas positivas e misturadas. Os críticos elogiaram sua ideia e natureza escura, enquanto a Liga Católica atacou Gaga por usar blasfémia apesar de Klein ter descartado a ideia e ter afirmado que a cena em questão (a deglutição do Rosário) foi "desejo de Gaga de tomar o Santo". Gaga interpretou diversas vezes a música no alinhamento da digressão The Monster Ball Tour, onde simulou com os seus dançarinos um ménage à trois.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike