Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Ácido micólico
Ácidos micólicos são longos ácidos graxos encontrados nas paredes celulares do táxon mycolata (Mycobacterium), um grupo de bactérias que incluem Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da doença tuberculose. Eles formam o principal componente da parede celular das espécies mycolata. Apesar de seu nome, ácidos micólicos não têm ligação biológica aos fungos; o nome advém da aperência filamentosa que apresentam mycolata sob alta magnificação. A presença de ácidos micólicos na parede da célula dá a mycolata um traço morfológico bruto distinto conhecido como "cording" (algo como "encordoamento"). Ácidos micólicos foram primeiramente isolados por Stodola et al. em 1938 do extrato de M. tuberculosis.

Os ácidos micólicos são compostos de uma cadeia beta-hidróxi mais curta com uma cadeia lateral de alfa-alquil mais longa. Cada molécula contém entre 60 e 90 átomos de carbono. O número exato dos carbonos varia pela espécie e pode ser usado como um critério de identificação. A maioria de ácidos micólicos contêm também vários grupos funcionais.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike